Apresentação | Michael Chekhov | No Brasil | A Técnica | Quem somos | Contato |    english

Michael Chekhov Brasil

Hugo Moss é da Inglaterra e Irlanda, mora no Brasil há mais de 25 anos e é brasileiro naturalizado. Começou a explorar e técnica Michael Chekhov na direção de atores em 2004 e mais tarde foi treinado como ator/professor na técnica pela MICHA - Michael Chekhov Association (EUA). Atua como professor da técnica desde 2010, é Co-Fundador da Michael Chekhov Brasil e membro do corpo docente da Michael Chekhov Acting Studio (Nova York, EUA) e de Chekhov Training and Performance Ireland (Galway, Irlanda).

A atriz Thaís Loureiro começou a estudar a técnica Michael Chekhov em 2011 e é Co-Fundadora da Michael Chekhov Brasil. Viaja regularmente para encontros da MICHA nos EUA, com mestres como Joanna Merlin, Fern Sloan, Ted Pugh, Lenard Petit, David Zinder e John McManus. Thaís também é fotógrafa, autora da maioria de fotos deste site e da Galeria.

 

Conselho Consultivo

Presidente Honorária:  

Fern Sloan, atriz há mais de 30 anos, co-fundadora e co-diretora artística do The Actors' Ensemble, além de membro do corpo docente da MICHA, The Michael Chekhov Association que já ensinou a técnica Michael Chekhov nos EUA, Canadá e na Europa. Recebeu sua certificação do Michael Chekhov Studio em Nova York e foi uma das suas professoras durante os últimos três anos da sua existência.

Conselheiros:
 
 

A mineira Bruna Mafra é atriz formada pela CAL (Rio de Janeiro), bailarina e pesquisadora da alma humana.  Mora em São Paulo e tem formação também em Terapia Ayurvédica e Yoga.
Treinada na técnica Michael Chekhov pela Michael Chekhov Brasil
, em 2016 participou da oficina anual da MICHA em New London, EUA, estudando com professores como Joanna Merlin, Lenard Petit, Fern Sloan e Ted Pugh.

Dramaturgo, ator e diretor, Cleiton Echeveste é graduado em Interpretação Teatral/UFRGS.  É fundador da companhia Pandorga, voltado ao teatro para a infância e a juventude, e autor e/ou diretor de diversas produções, entre elas “O Menino que Brincava de Ser” e “Cabeça de Vento (1. Prêmio Montagem Cênica 2011 - Petrobras e SEC/RJ), lançado em livro pela Giostri.
Cleiton é Assistente de Direção da
peça "Boa Noite, Mãe" (Grupo Assik), é treinado na técnica Michael Chekhov e em 2015 participou da oficina anual da MICHA em New London, EUA.
 

Jobst Langhans é diretor de teatro, ator e diretor do Michael Tschechow Studio Berlin, que fundou em 1984 e que hoje em dia oferece uma formação completa de três anos no método Chekhov. Trabalha como diretor e ator há mais de três décadas, mais recentemente numa produção de Faust, de Goethe. É docente da MICHA The Michael Chekhov Association e já ministrou oficinas especializadas em Moscou, London, Madrid, Riga, Glasgow, Amsterdam, Nova York, Zagreb and Helsinki, entre outras cidades.

 

Ator, diretor e diretor artístico do Michael Chekhov Acting Studio em Nova York,  Lenard Petit é autor do livro The Michael Chekhov Handbook (ver Biblioteca), e co-fundador da MICHA The Michael Chekhov Association, de qual é vice-presidente. Por mais de 20 anos foi professor nos cursos de teatro (MFA e BFA) da Rutgers University (Nova Jersey), e tem ministrado oficinas em países como Noruéga, Finlândia, Itália, Dinamarca, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Islândia, Portugal, Bélgica e Rússia, entre outros.
A atriz e produtora Rô Milani é graduada em artes cênicas pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul e pós-graduada em Estéticas do Movimento e Técnica Em Recuperação Motora e Terapia Através da Dança, ambos pela Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro. É treinada na técnica Michael Chekhov e produtora da peça "Boa Noite, Mãe" (Grupo Assik).


 

Parcerias

A parceria com  MICHA, The  Michael Chekhov Association é múltipla e inclui a facilitação mútua de participação de alunos em oficinas, apoio para nosso programa Masterclass, e a tradução/edição de livros. A mais recente parceria é a assistência que Hugo Moss prestou co-editando material para a nova edição do livro "Lessons for Teachers", que a MICHA lançará em 2017.

O Michael Chekhov Acting Studio (Nova York) é um dos mais importantes centros de estudo da técnica Michael Chekhov, com qual temos a honra de desenvolver várias trocas. Em 2014 o diretor Lenard Petit participou do nosso programa Masterclass, e em 2016 Hugo Moss foi convidado para se integrar ao corpo docente do MCAS.

Em 2016 a Michael Chekhov Brasil foi convidada para participar do Programa Professor Especialista Visitante da Unicamp, ministrando uma série de oficinas para dois grupos de alunos da graduação, e uma turma de docentes e pesquisadores da pós-graduação. Esta troca gerou uma série de ações/projetos complementares.


A Michael Chekhov Brasil conta com a colaboração de atores treinados na técnica e professores parceiros de euritmia, Alexander e outras atividades. Registramos também com  gratidão o apoio inicial financeiro que recebemos da Anne Beatrice Hamilton (acadêmica e patriota irlandesa, *1890 †1982) - através da Mary Beatrice Moss - lembrada no nosso Acervo.
 

Comunidade Internacional

A Michael Chekhov Brasil faz parte da comunidade de estúdios e instituições ao redor do mundo dedicados ao ensino e prática da técnica Michael Chekhov, entre eles:

 

Espaços

A Michael Chekhov Brasil trabalha em parceria com diferentes espaços de ensaio no Rio de Janeiro. A maioria das oficinas acontece no Amok, em Botafogo, na Casa da Glória,  e na Sede das Cias., Lapa.