A técnica Michael Chekhov
O desafio de transformação do ator no palco pode ser abordado de várias formas e a tentação de usar os hábitos acumulados e aplicados com sucesso no passado é grande. Michael Chekhov oferece ferramentas para que atores que prezam sua arte consigam envolver a imaginação, buscar um caminho realmente novo de incorporação e praticar a criação contínua do seu personagem, tornando-o um ser vivo, cada vez, cada dia, cada momento. Uma série de práticas simples, profundas e extremamente prazerosas resgata a conexão entre o ator-artista e sua individualidade criativa.
O desafio é grande, mas teremos um método para sustentar o nosso talento. Dentre os pilares da técnica Michael Chekhov estão Gesto Psicológico, Qualidades, Corpo e Centros Imaginários, Objetivos e Atmosferas. Como qualquer artista, o ator precisa ter habilidades técnicas à sua disposição. Talvez o maior ganho seja a confiança que uma técnica traz para o artista talentoso.
No vídeo "Michael Chekhov Para os Atores" você pode ver atores falando da sua experiência com este trabalho.
Uma sessão típica de oficina da Michael Chekhov Brasil inclui atividades de concentração/awareness, exercícios corporais variados, individuais e de ensemble, às vezes com bolas e bastões, pausas para compartilhar experiências e falar sobre a técnica em geral, e a aplicação do método ao trabalho criativo do ator.
O participante em nenhum momento sente que precisa atingir um resultado específico ou atender a uma expectativa estreita do professor. É encorajado a cada passo a desenvolver as práticas com concentração e generosidade, e ficar cada vez mais aberto a "receber quaisquer impressões, mesmo as mais sutis, [e estar] pronto para reagir a essas impressões harmoniosamente" (de Para o ator).