Apresentação | Michael Chekhov | No Brasil | A Técnica | Quem somos | Contato |    english

Grupo Assik

Grupo Assik é o projeto de pesquisa e produção da Michael Chekhov Brasil, voltado para desenvolver meios de aplicar na prática a abordagem artistica do Michael Chekhov, não só no trabalho do ator, mas na direção e em todo o processo de produção de uma apresentação teatral. Michael Chekhov falava de um "teatro do futuro", um teatro que viria para fazer resistência aos efeitos do crescente materialismo nas artes, algo que sentimos tão forte hoje em dia. Ele defendia a idéia de um teatro espiritual, embora não no sentido religioso ou místico, mas sim "no sentido da investigação concreta do espírito do ser humano. Essa investigação deve ser feito por artistas e atores, não por cientistas."

O nome Grupo Assik é uma homenagem ao pequeno cachorro que acompanhou Michael Chekhov nos anos 30 quando dirigia a sua escola, primeiro em Dartington Hall, na Inglaterra, e depois em Ridgefield, Connecticut, EUA. Chekhov observava Assik nas suas atividades e admirava como nunca cansava, nunca ficava desmotivado, sempre concentrado, animado, confiante e com muita energia, até ele atingir seu objetivo. Procurava transmitir aos alunos esta atitude como sendo a de um verdadeiro artista.

Sua produção de estreia foi a peça "Boa Noite, Mãe" de Marsha Norman, lançada em 2015 com duas temporadas no Rio de Janeiro e turnê pelo circuito SESC, com Thaís Loureiro no papel de Jessie e Beth Zalcman como Thelma. Em 2016 a peça volta com Fabianna de Mello e Souza no papel de Thelma.

Últimas notícias (abril 2016): "Boa Noite, Mãe" terá sua reestreia no Teatro Ipanema, Rio de Janeiro em 15 de junho. Segue depois para duas apresentaçãoes no SESC Nova Iguaçu. Para  informações completas visite a Agenda e a página do Grupo Assik.

www.assik.com.br